EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

A Evangelização Infantil tem como objetivo transmitir o conhecimento espírita e a moral evangélica pregada por Jesus apontada pelos Espíritos superiores, que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade. Preocupada sobretudo, com a formação moral de nossas crianças e jovens, fazendo com que, o ensinamento espírita e a moral evangélica sejam os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas. O evangelizando é um ser espiritual, criado por Deus e que participa dos dois planos da vida: do físico e do espiritual. Nesse processo de auto aperfeiçoamento, o educando se transforma e transforma a realidade que o circunda, isto é, a criança é um Espírito reencarnado, dotado de habilidades desenvolvidas ao longo de suas múltiplas existências, bem como de necessidades em fase de aperfeiçoamento.

O Evangelizador, é um abençoado orientador espírita, que se entrega boa vontade ao plantio da boa sementes, considerando que o coração infantil é abençoado solo onde se deve albergar a sementeira de vida eterna. Sua ação é pautada nos princípios da fraternidade, do afeto e da fidelidade doutrinária, de modo a oportunizar às crianças, momentos de aprendizado e de convívio com vistas ao conhecimento espírita e à vivência dos ensinamentos de Jesus.

 

MOCIDADE

A Mocidade Espírita é essencialmente uma atividade organizada para proporcionar a vivência do espiritismo aos jovens, cujo foco é o acolhimento dos sentimentos, formando um grupo verdadeiramente fraterno e amoroso, além de ser o nome da área no Centro Espírita que está dedicado à adolescência. Tem como principal objetivo promover a construção da base religiosa e moral para que o jovem seja um cristão ativo, sentindo-se preparado e fortalecido para a vida em sociedade e para caminhar encarando os desafios da vida com equilíbrio e bom senso.

Através da artes e de outras formas de expressão, os jovens potencializam o entendimento de seu papel na sociedade e crescimento espiritual de uma forma mais lúdica, divertida, envolvente e emocionante.  É um espaço para o jovem ter um estudo concreto da Doutrina Espírita, não só como conhecimento adquirido, mas como reflexão para que cada um se torne consciente do seu potencial transformador de si mesmo e da realidade que o cerca.  Ao mesmo tempo, busca-se fortalecer o diálogo e os laços de amizade entre os participantes por meio de diálogos abertos e atividades diversas. Outra finalidade é o da preparação doutrinária para potenciais trabalhadores da Casa Espírita e do Movimento Espírita. Nossos jovens são apresentados à outros setores da Casa e aos cursos por ela oferecidos.

O protagonismo juvenil é uma forma de atuação com os jovens, a partir do que eles sentem e percebem sua realidade. Preconiza-se um tipo de relação pedagógica que tem a solidariedade entre gerações como base, a colaboração educador-educando como meio e a autonomia do jovem como fim. O estudo e a vivência da Doutrina Espírita, bem como o conjunto de atividades que a casa e o movimento espírita oferecem, faz com que o jovem tenha a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível e exercer influência construtiva sobre outros o mundo em que convive.

Comentários Boa Nova